Desabafo de um jovem pessimista: parte II

Farol_Melancólico

Carta ao público,

Entre a vida e a morte, prefiro o nada. O silêncio da angústia é minha amiga. É no abismo que vejo o nada mais de perto, um frivião espiritual que me faz contorcer. O meu coração esta cheio, transbordando de uma paz cinza que reflete um sofrimento educador. A angústia da vida é pra mim pedagógica, aprendi a vivenciar a experiência com altivez e sinceridade.

“Toda vida é sofrimento”, diz Schopenhauer e nela me deleito como abelha ao mel. Quero me distanciar da vida feliz e otimista, que adoece o coração com a crença exacerbada na esperança. A última alegria, o último desejo, o último momento da vida deve ser o mais profícuo e verdadeiro momento, pois é aí que o finito se torna eterno.

Minha visão pessimista é esta, que encara o mundo como o reino das possibilidades do acerto e do erro, que busca efetivar um objetivo, mas sempre tendo em mente que pode dar errado. Não me guio por certezas, mas sim por possibilidades. Pensando a história da religião, da bíblia mais propriamente dita, vemos que Deus criou o mundo para apenas duas pessoas, Adão e Eva. Hoje vivemos num mundo de quase sete bilhões de pessoas, o caos está posto a bastante tempo. Não abro mão da compreensão e significação do mudo mesmo que isso me coloque diante do abismo, do nada, da morte.

Desculpe-me você caro leitor se por acaso não estou sendo claro, às vezes eu mesmo me perco entre as palavras. Não escrevi no intento de convencer-lhe, escrevi espontaneamente. Peço encarecidamente que você dê seu veredito e se alegre com os erros de português e com as possíveis incoerências das ideias.

Aprendiz de Poeta

Confira também: Desabafo de um jovem pessimista: parte I

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s